ACONTECE POR AQUI

Notícias e destaques

Veja tudo o que acontece aqui no Colégio Fátima em cada nível de ensino

Ensino Fundamental

Anos Iniciais

O Colégio destaca-se pelo alto nível de exigência em relação aos conteúdos, os quais poderão ser acompanhados pelo plano de estudo, bem como pela construção de valores nobres que permeiam o dia a dia escolar.

A metodologia de ensino fundamenta-se na construção do conhecimento pelo aluno, onde ele e o professor, numa relação dialética constroem a aprendizagem, sendo ambos os sujeitos desse processo.

O professor, comprometido com a aprendizagem do aluno utiliza atividades lúdicas, contextualizadas e significativas com o intuito de desafiar, problematizar e oportunizar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, num ambiente prazeroso, desenvolvendo sua criatividade, autonomia e criticidade.

Partimos do entendimento de que o aluno descobre através da práxis-ação-reflexão-ação, assim jamais esquece. Por isso o fazer, o pensar, o sentir e o ser são elementos importantes dentro desse processo, que considera “como o aluno aprende” e leva em conta todos os momentos do processo.

Avaliação 1º ao 4º ano

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é feita de forma contínua, cumulativa, sistemática e compartilhada, sendo que sua função principal é ser diagnóstica, para tomada de decisão, considerando o progresso do aluno, retomando o processo de acordo com os avanços e necessidades evidenciadas.

As atividades avaliativas acontecem em diferentes momentos sendo utilizados vários instrumentos.

A avaliação da aprendizagem é formalizada a cada trimestre para os alunos do Ensino Fundamental.

Os resultados da avaliação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são emitidos através de relatórios avaliativos, sendo que no final do ano, o resultado será expresso nas seguintes variáveis: P para os promovidos e NP para os não promovidos.

O Colégio oferece aos alunos que evidenciarem baixo rendimento, estudos de recuperação paralela ao longo dos trimestres letivos. Tais estudos são entendidos como um momento importante do processo educativo em que o professor após avaliar o aluno, localiza e interpreta as necessidades e realiza a intervenção pedagógica necessária, buscando a aprendizagem do aluno.

Além da recuperação paralela ao longo do ano letivo, o Colégio proporciona um período de estudos complementares, após o encerramento do ano letivo. Neste período o aluno deverá demonstrar melhoria de aprendizagem na realização de uma AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR, devendo receber um novo relatório, onde serão expressos seus progressos durante este período.

Avaliação 5º ano

A avaliação acontecerá durante todo o processo de ensino e aprendizagem.

As atividades avaliativas acontecem em diferentes momentos sendo utilizados vários instrumentos como: testes e provas com variedade de exercícios, de acordo com aqueles propostos em aula, trabalhos de pesquisa, exposição de trabalhos e exercícios em aula ou tarefas para casa.

O resultado do trimestre será um somatório de todos os instrumentos de avaliação propostos.

Os resultados da avaliação são emitidos por meio de Boletins Trimestrais, onde são atribuídas notas de 0 a 100 (zero a cem) para as atividades realizadas ao longo de cada trimestre.

Os critérios de aprovação do aluno são:

Horário das Aulas

Aulas Especializadas

Língua Inglesa

As aulas de Língua Inglesa acontecem semanalmente, ministradas por professor graduado na respectiva língua estrangeira.

Educação Física

A Educação Física acontece duas vezes na semana, sendo que uma das aulas é ministrada pelo professor licenciado em Educação Física e a outra pelo professor da turma. A segunda forma de trabalho recebe a denominação “Recreação Orientada”.

Educação Musical

Esta aula é ministrada por professor capacitado com objetivos claros e específicos. Acontece semanalmente.

Biblioteca

Semanalmente os alunos visitam a Biblioteca do Colégio, denominada São Vicente Pallotti para efetuar a retirada de livros os quais deverão ser devolvidos em, exatamente, uma semana.

Educação Artística

O principal objetivo das aulas de Educação Artística é estimular a criatividade, bem como habilidades específicas. Estas aulas acontecem quinzenalmente e são ministradas pelo professor regente da turma.

Ensino Religioso

O trabalho com Ensino Religioso, nesta instituição, não tem finalidades catequéticas ou de impor princípios específicos de alguma religião. O foco do trabalho são valores e formação humana de forma ecumênica, respeitando os alunos de diferentes religiões. Acreditamos que a diversificação contribui para a construção de conhecimentos. As aulas de Ensino Religioso acontecem quinzenalmente.

Hora do Conto

A literatura acompanha todos os níveis de ensino da instituição. As histórias infantis se fazem presente, diariamente, nas salas de aula. O momento intitulado “Hora do Conto” é aquele em que os professores preparam a apresentação de uma história utilizando recursos criativos que encantem os alunos. Este momento acontece de acordo com o planejamento do professor.

Reforço Escolar

O Projeto de Reforço Escolar em Língua Portuguesa e Matemática dar-se-á pela importância de ser um instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas a conteúdo de leitura e escrita e atividades matemáticas. O Reforço Escolar complementa e amplia o conhecimento do aluno, trabalhando de forma lúdica e didática, assim como, vem para construir novos meios que leve o aluno a “descobrir” o seu potencial, sendo capaz de resgatar a autoestima e aprendizagem.

Em Língua Portuguesa é dada ênfase à leitura, interpretação de textos, ortografia e produção textual.

Em Matemática, o foco é dado no raciocínio lógico, com o desenvolvimento de atividades envolvendo as quatro operações, histórias matemáticas e desafios diversos.

A frequência da aula se dá uma(1) vez por semana para cada nível (1º ao 5º ano), com uma duração de duas (2) horas, em turno matutino para os alunos que estudam à tarde e vespertino para os alunos que estudam no período da manhã, com um intervalo de quinze (15) minutos entre os períodos.

As aulas são planejadas e ministradas por professores vinculados à instituição, com o apoio necessário da Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional.

Clube da Leitura

Com o propósito de buscar resgatar o valor pela leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania o Colégio oferece o CLUBE DA LEITURA.

Sabemos que através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Nesse sentido, foi pensado em propiciar aos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

O CLUBE DA LEITURA é oferecido para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, com a frequência de uma vez por semana para cada nível, com uma duração de duas (2) horas, em turno matutino para os alunos que estudam à tarde e vespertino para os alunos que estudam no período da manhã, com um intervalo de quinze(15) minutos entre os períodos.

São oferecidos aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, fábulas, história em quadrinhos, artigos informativos… e/ou o direcionamento da leitura a um tema específico.

Após a leitura de determinado gênero textual, é proporcionado aos alunos atividades para contextualização como: teatro, debate, interpretação do assunto tratado, caça-palavras, cruzadinhas, ditados, produção de frases e textos, confecção de personagens e cenários, exposição de trabalhos…

O CLUBE DA LEITURA é ministrado por profissionais vinculados à instituição, com o apoio necessário da Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional na sala da biblioteca.

Turno Inverso

O Turno Inverso é um serviço prestado pelo Colégio aos educandos em que os pais e ou responsáveis o contratam.

Funciona com atividades planejadas ludicamente de acordo com os níveis de ensino, disponibilizando espaços diversificados, permitindo a construção de vivências e convívio social, além do já existente no turno regular.

Possibilita também, aos educandos realizarem as tarefas e estudarem com acompanhamento de profissionais capacitados.

Base Curricular – Ensino Fundamental

Os Anos Iniciais estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória que resultou na elaboração de um novo currículo escolar e propostas pedagógicas implementada em 2020, para o ensino infantil e ensino fundamental no Brasil.