ACONTECE POR AQUI

Notícias e destaques

Veja tudo o que acontece aqui no Colégio Fátima em cada nível de ensino

Objetivo Geral da

Educação Infantil

Oportunizar através de atividades lúdicas o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social da criança, partindo das suas necessidades e interesses, dando-lhes oportunidade de desenvolverem-se continuamente, tendo o direito de aprender de acordo com as competências de conviver, participar, explorar, expressar-se, conhecer-se e brincar.

Proporcionar atividades que permitam o exercício da liberdade, espontaneidade, curiosidade, autonomia, criticidade e criatividade, onde a própria criança, num ambiente prazeroso construa o seu conhecimento, realizando um trabalho cooperativo, que permita divisão de, responsabilidades, de funções, para atuarem desta forma, na sociedade em que vivem, como cidadãos conscientes, participantes de um mundo em transformação.

Metodologia

Voltada para práticas pedagógicas consistentes e repletas de intencionalidade educativa que contemplem as necessidades e ansiedades que as crianças tem de viver cada momento intensamente, descobrindo o mundo que as cerceiam de uma forma  participativa, fazendo com que construam seus conhecimentos criando, recriando, fazendo e refazendo e , num processo ativo que possa entende-la e compreende-la numa dimensão mais global, considerando seus conhecimentos anteriores e respeitando o nível de conhecimento onde as mesmas se encontram resguardando as diferenças e reduzindo as desigualdades.

Trabalhar com a criança observando atentamente e com uma escuta sensível,  registrando os saberes. Essas ferramentas dinamizadoras são importantes para considerar a criança como protagonista do processo ensino aprendizagem.

Avaliação

Nossa avaliação destina-se a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos, ela não tem caráter classificatório e sim perceber o estágio em que a criança se encontra para auxilia-la a progredir nos níveis de aprendizagem, respeitando suas individualidades, onde o professor planeja e redireciona seu trabalho cotidiano. Todas as pessoas envolvidas com as crianças podem opinar sobre a avaliação das mesmas.
Nesse sentido avaliar não é só medir, comparar ou julgar. Muito mais que isso, a avaliação tem uma importância social e política no fazer educativo e, essa importância está presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adotamos por meio da documentação pedagógica, sejam elas relatórios individuais, portfólios, registros, observações, mostras fotográficas, vídeos e exposições.

Considerações das Atividades Curriculares

A criança é o foco das atenções de todas as atividades curriculares. Ajudá-la a tornar-se pessoa integral na sua totalidade, a situar-se no mundo que a rodeia para atuar nele e transformá-lo como pessoa livre, crítica e protagonista dependerá muito do que e como são desenvolvidas as atividades no cotidiano. Deste modo, se a escola for um bom lugar para viver e participar, certamente será um bom lugar para aprender e desenvolver-se como cidadã, aprendendo valore para a vida.
O professor é quem sabe como são suas crianças, por onde elas caminham em cada momento da aula. Ele deve ser um estimulador, um lançador de desafios, um problematizador, um observador e, também um bom orientador para saber o que é fundamental e o que é acessório. Ele é o mediador entre o ensino e a aprendizagem.

A proposta curricular tem como eixos norteadores as interações e as brincadeiras, garantindo experiências que proporcionam o conhecimento de si    e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais e que favoreçam as relações das crianças com as diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas  de         vários gêneros e formas de expressão.( Brasil, 2010)

Pensar em currículo para bebês, crianças bem pequenas e pequenas, implica considerar que elas são simultaneamente “potentes,” pois tem um corpo capaz de sentir, pensar, emocionar-se, imaginar, transformar, inverter ,criar e dialogar (Brasil,2009,pg 23)e” impotentes” porque precisam de atenção, proteção, alimentação, higiene, escuta, afeto ( Ibidem).

Atividades Especializadas

Com um currículo unidocente, os alunos de todos os níveis da Educação Infantil têm aulas de Música,  Educação Física e Inglês com professores especializados.

Ambientes da Educação Infantil

A fim de gerar condições adequadas para que haja uma melhor aprendizagem, capacidade criadora, científica, tecnológica, crítica e desafiadora proporcionam-se diversos ambientes, além da sala de aula.

• Sala dos Brinquedos
  • Laboratório de Ciências
  • Sala de aulas equipadas com multimídias
  • Pátio interno e externo
  • Pracinhas
  • Ginásio de Esporte
  • Sala de Música
  • Quadra Sintética
  • Sala de Pilates
  • Auditório
  • Salão Nobre
  • Sala de Ballet

Turno Inverso

Surgiu como uma proposta diferenciada no intuito de oferecer às crianças o espaço escolar como um local para as vivências de inúmeras aprendizagens em tempo ampliado.

Assim, crianças frequentam aulas regular em um turno e realizam atividades dentro de projetos no turno oposto, contando com espaços diversificados para vivências enriquecedoras.

Esse turno oferece aulas de inglês ,educação física e música.
A refeição do almoço é terceirizada e o cardápio é orientado pela nutricionista da escola, esse cardápio, é enviado aos pais.

Horário das Aulas

Para os alunos que permanecem após às 17h30min, o Colégio oferece hora adicional, até às 19h, mediante uma taxa extra.

Turmas

Maternal – 2 anos completos a 3 anos incompletos