São Vicente Pallotti

O Fundador

Nasceu aos 21 de abril de 1795, filho de Pedro Paulo Pallotti e Maria Madalena de Rossi Pallotti, na cidade de Roma, Itália, recebendo o nome de Vicente Luiz Francisco Pallotti.

Durante sua vida cultivou uma sensibilidade muito grande em relação ao SER DIVINO e o SER HUMANO. Despertou em seu coração o amor, a solidariedade, a caridade. Com grande confiança em Deus, criatividade, esforço e dedicação, trabalhou na formação, educação e no resgate da dignidade da pessoa humana.

Foi ordenado sacerdote no ano de 1818.

A partir da sua vivência, percebia a necessidade do povo e teve a inspiração de fundar uma Obra , a União do Apostolado Católico _ UAC. A seguir, organiza a Sociedade do Apostolado Católico( Padres e Irmãos Palotinos) em 1835 e a Congregação do Apostolado Católico – Irmãs Palotinas) em 1838, para trabalhar junto à crianças e jovens da Pia Casa de Caritá.

Com a União do Apostolado Católico ele convidava todos(Padres, Irmãos, Irmãs e Leigos) a:

* Despertar a consciência Apostólica em todos os leigos de ser e formar líderes para o Reino de Deus.
* Suscitar vida nova na Igreja e em todas as obras já existentes.
* Ser elemento gerador de unidade.
* Levar todas as pessoas à unidade da fé em Cristo, “para que haja um só rebanho sob um só pastor.

Como decorrência do preceito do amor a Deus a ao próximo, no seguimento de Jesus o Apóstolo do Pai, Pallotti quis ajudar e promover todos.

Faleceu no dia 22 de janeiro de 1850, em Roma – Itália. No dia 22 de janeiro de 1950, foi betificado, sendo canonizado pelo Papa João XXIII em 1963.

O Carisma

Ser e formar Apóstolos, para reavivar a fé e reacender a caridade entre os cristãos e propagá-las em todo o mundo.

A PADROEIRA DA OBRA – UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO
Maria, Rainha dos Apóstolos

Maria aparece rodeada pelos discípulos, no Cenáculo, onde os gestos falam muito mais do que as palavras. Recolhe os soluços dos escolhidos, enxuga-lhes as lágrimas, consola-os em seu desalento e sabe entrever as reservas de fé que ainda possuem para o início de uma nova caminhada. Maria torna-se lembradora dos gestos, das palavras e das promessas do Filho, Jesus Cristo.

Prepara o coração dos discípulos para receber o Espírito Santo prometido por Jesus, o enviado do Pai.. É o momento do Pentecostes.

São Vicente Pallotti escolheu Maria, com o título de Rainha dos Apóstolos, como padroeira de toda a sua Fundação. Queria amá-la de todo o coração e tê-la como modelo na propagação da fé e no amor ao próximo. Quis, também, que a vida de todos os membros fosse pautada pela imitação da vida de Cristo, o Apóstolo do Pai, e da vida de Maria.

Nosso fundador nos deixou o Cenáculo como expressão da sua visão de Igreja e de trabalho apostólico.