DESTAQUES E NOTÍCIAS

Berçário

Oportunizar através de atividades lúdicas o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social da criança, partindo das suas necessidades e interesses, dando-lhes oportunidade de desenvolverem-se continuamente, complementando a ação da família.

Proporcionar atividades que permitam o exercício da liberdade, espontaneidade, curiosidade, autonomia, criticidade e criatividade, onde a própria criança, num ambiente prazeroso, construa o seu conhecimento, realizando um trabalho cooperativo, que permita divisão de, responsabilidades, de funções, para atuarem desta forma, na sociedade em que vivem, como cidadãos conscientes, participantes de um mundo em transformação.

Fazer a criança desenvolver-se com amor, afetividade e carinho neste primeiro espaço de convívio social, em que recebe todos os cuidados necessários da faixa etária.

Metodologia

Voltada para práticas educativas consistentes, que contemple a necessidade e interesses que a criança tem de viver cada momento intensamente, descobrindo o mundo que a cerca de uma forma ativa e participativa, fazendo com que construam seus conhecimentos, fazendo e refazendo, num processo ativo, que possa entende-la e compreende-la numa dimensão mais global, considerando seus conhecimentos anteriores e respeitando o nível de conhecimento onde a mesma se encontra.

Todas as intenções realizadas tem como objetivo situações diversas e interessantes que tem a criança a partir de suas experiências e das relações que estabelece com o meio.

Participando de brincadeiras com os professores e colegas, interagindo com os mesmos, fazendo com que a sala de aula seja um local de descobertas, interação social, desafios e superações.

Organizar espaços, partilhas, tempos que sejam flexíveis e que remetam não apenas a individualidade de cada um, mas ás rotinas familiares, estabelecendo uma relação saudável com a mesma.

Avaliação

Nossa avaliação destina-se a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos, ela não tem caráter classificatório e sim perceber o estágio em que a criança se encontra para auxilia-la a progredir nos níveis de aprendizagem, respeitando suas individualidades.

Todas as pessoas envolvidas com as crianças podem opinar sobre a avaliação das mesmas. Dispondo dos principais elementos relativos a elas e ao berçário podemos planejar e (re)direcionar nosso trabalho cotidiano.

Nesse sentido avaliar não é só medir, comparar, julgar. Muito mais do que isso a avaliação tem uma importância social e política no fazer educativo. E essa importância está presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adotamos.

O erro é visto como muito importante para a construção do conhecimento. A criança não pode ter medo de errar. O respeito ao direito de ter seus próprios pontos de vista, de arriscar, de criar hipóteses é um dever do professor.

Um processo avaliativo é permanente, contínuo e qualitativo de observações, registros e reflexões sobre ação e pensamentos das crianças.

Para a elaboração de um relatório avaliativo que contemple o processo vivido pela criança é essencial o acompanhamento efetivo do professor, através de anotações e registros diários sobre aspectos que lhe parecem relevantes.

A avaliação é feita anualmente. O professor pode apresentar diariamente o relatório sobre o desenvolvimento da criança, para os pais conforme a necessidade ou solicitação dos mesmos.

Atividades Especializadas

Mesmo com um currículo unidocente , os alunos do Berçário têm aulas especializadas de música e educação física.

O professor é quem sabe como são suas crianças, por onde elas caminham em cada momento da aula. Ele deve ser um estimulador, um lançador de desafios, um problematizador e um bom orientador para saber o que é fundamental e o que é acessório.

Ele é o mediador entre o ensino e a aprendizagem.

A criança é o centro das atenções de todas as atividades curriculares. Ajuda-la a tonar-se pessoa integral, descobrir-se no mundo que a rodeia para atuar nele e transformá-lo como pessoa livre e crítica e participante, dependerá muito do que e de como são desenvolvidas as atividades do dia-a-dia.

Ele deve ser um estimulador, um lançador de desafios, um problematizador e um bom orientador para saber o que é fundamental e o que é acessório. Ele é o mediador entre o ensino e a aprendizagem.

Considerações das Atividades Curriculares

A criança é o centro das atenções de todas as atividades curriculares. Ajuda-la a tonar-se pessoa integral, descobrir-se no mundo que a rodeia para atuar nele e transformá-lo como pessoa livre, crítica e participante, dependerá muito do que e de como são desenvolvidas as atividades do dia-a-dia. Se a escola for um bom lugar para viver e participar, certamente será um bom lugar para aprender e para desenvolver-se como cidadão.

Ele é o mediador entre o ensino e a aprendizagem.

Se a escola for um bom lugar para viver e participar, certamente será um bom lugar para aprender e para desenvolver-se como cidadão. O professor é quem sabe como são suas crianças, por onde elas caminham em cada momento da aula.

Horário das Aulas

Ambientes do Berçário

A fim de gerar condições adequadas para que haja uma melhor aprendizagem, capacidade criadora, científica , critica e desafiadora, proporciona-se diversos ambientes , por onde as crianças passam durante a semana:

Sala de aula

Sala do conto

Sala de brinquedo

Pátio externo

Pracinha

Sala de amamentação

Refeitório

Quadra sintética

*Todos os ambientes são climatizados, o Berçário tem dois pisos com elevador para o deslocamento das crianças.*

Idades das crianças do Berçário

De 04 meses aos 2 anos

O serviço de alimentação é supervisionado por uma nutricionista.