No site, se solicitado, utilize o código CNSF@2022 para ter acesso à lista do Colégio.

Preencha o nome e sobrenome do aluno e selecione 1º Ensino Médio.

A compra pode ser parcelada, em até 12x sem juros e também há a opção de pagar com dois cartões de crédito!

(Parcela Mínima R$30,00)

Aproveite para assistir o vídeo tutorial de como realizar seu pedido!

* Reforçamos que aguardem a escola enviar o login e senha da plataforma, no primeiro dia de aula, não ativem o link  por conta*

Ensino Médio

Nos últimos anos, o mundo passou por muitas transformações, e a educação também seguiu este caminho, visando atender as demandas dos jovens do século XXI.  Assim, a partir do ano de 2022, teremos uma nova proposta curricular, seguindo as determinações da Lei 13.415/2017. Vamos alinhar inovações e a tradição de 70 anos de História Palotina na Educação, tendo como lema: “Educação e Humanização”.

O mundo globalizado exige de nós um empenho constante na manutenção dos VALORES e DIREITOS UNIVERSAIS do ser humano, portanto o estudante do Colégio Fátima fará diferença na sociedade em que estará inserido, porque nosso planejamento consiste em entrelaçar a humanização, inspirada no fundador da Congregação das Irmãs Palotinas, SÃO VICENTE PALOTTI e a PREPARAÇÃO PARA O ENEM com uma grade curricular complexa que contribui para que o estudante esteja preparado emocionalmente e com todos os componentes curriculares, sentindo-se seguro para realizar qualquer escolha profissional e em qualquer universidade do Brasil.

O NOVO ENSINO MÉDIO parte do princípio do PROTAGONISMO do estudante para o sucesso da sua aprendizagem. Incentivamos a AUTONOMIA nas relações e nas decisões a serem tomadas por eles, como educadores somos mediadores do processo ensino aprendizagem, através do PROJETO DE VIDA, o qual estará nos três anos, levando o estudante a reflexões sobre ESPIRITUALIDADE, FUTURO PROFISSIONAL, AUTOCONHECIMENTO, ESCOLHAS, CIDADANIA E RESPONSABILIDADES.

Nossa base curricular está organizada nas quatro áreas do conhecimento, são elas: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas Aplicadas e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, contemplando a Formação Geral Básica (FGB). As áreas do conhecimento estão alicerçadas no desenvolvimento das HABILIDADES e COMPETÊNCIAS, tendo como premissa o protagonismo dos estudantes, através de situações reflexivas, em que eles possam assumir responsabilidades pelas suas decisões.

Teremos os ITINERÁRIOS FORMATIVOS INTEGRADOS, os quais foram pensados para o aprofundamento de seus conhecimentos, através das seguintes trilhas: PROJETO DE VIDA, EDUCAÇÃO FINANCEIRA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PROCESSOS CRIATIVOS e LINGUAGEM ARGUMENTATIVA.

Oferecemos a educação física com uma parte teórica e também a PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, que ocorre no turno da tarde. O estudante poderá escolher entre as seguintes modalidades esportivas: vôlei, handebol, futsal, basquete, ginástica e pilates, ou ainda participar do CLUBE DE JOGOS DE TABULEIRO E DE MESA com xadrez, dama, tênis de mesa, handebol de botão e snooker. Estas atividades têm por objetivo integrar os alunos de todos os anos do Ensino Médio, tendo em vista serem compostas pelos três anos.

Também na parte da tarde, teremos mais um período de Língua Inglesa, este destinado à CONVERSAÇÃO. Acreditamos que a conversação é um fator determinante para treinar a pronúncia correta das palavras, ampliar o vocabulário, a interação com os colegas e com o professor. O protagonismo do estudante, deve ser construído de forma natural e descontraída para proporcionar uma preparação para concursos, viagens, intercâmbios e ENEM.

Nossa preocupação com uma Educação Integral do estudante, vai além dos componentes curriculares e dos Itinerários formativos, porque ofertamos inúmeras possibilidades de aprendizagem, convívio e interação.

Avaliação

A avaliação é vista como um processo de forma contínua e cumulativa, tendo por objetivo verificar se as principais competências e habilidades foram compreendidas pelo estudante. Caso se perceba que isso não aconteceu, é realizada a retomada de conteúdos através de exercícios para tirar dúvidas e aulas de reforço.

Avaliação da Formação Geral Básica (FGB) está organizada da seguinte forma:

Prova por área de conhecimento – 40 pontos

Teste – 20 pontos

Trabalho – 20 pontos (trabalho da disciplina ou trabalho interdisciplinar)

Simulado – 20 pontos – a nota vai para todas as disciplinas que compõem a Formação Geral Básica, conforme grade curricular do ano. No terceiro ano, os estudantes além do simulado geral possuem o Simulado de redação, onde a nota vai para esta atividade.

Avaliação dos Itinerários Formativos Integrados

Os Itinerários Formativos poderão ser avaliados através de debates, autoavaliação, trabalhos, testes, pesquisas, tarefas, atividade oral, etc…

O professor tem autonomia para organizar seu processo avaliativo com os estudantes, tendo em vista as habilidades e competências que deseja desenvolver.

Será expressa através de nota, cada trimestre vale 100 pontos, sendo a média 70. Para o estudante ser promovido para o próximo ano, deverá ter um total de 210 pontos ao longo dos três trimestres. Caso o estudante não consiga, irá fazer os Estudos Complementares, fazendo o seguinte cálculo:

Cálculo da Nota

Cada trimestre vale 100 pontos = Média 70 pontos

3 trimestres x 70 = 210 = Promovido

3 trimestres com soma MENOR que 210 = ESTUDOS COMPLEMENTARES

Estudos Complementares

CÁLCULO DA MÉDIA ANUAL = 1º. Trim  + 2 Trim + 3º. Trim / 3  = média anual

Cálculo da nota necessária nos Estudos Complementares = 100 – média anual o resultado é o que o estudante necessita para ser promovido.

Horário das Aulas

Uniforme

Obrigatório – Camiseta e moletom (preto)

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES.