Ensino Médio – Reflexão Filosófica

Os acadêmicos da Faculdade Palotina (FAPAS), Adriano Ulbrich e Rafael Pereira, realizaram atividade junto aos estudantes do 2° ano em uma aula de Filosofia. A atividade consistia na reflexão filosófica sobre a estética a partir de uma experiência direta com obra de arte. Para isso, acadêmicos trouxeram a escultura “O leitor”, de autoria do artista local Dorli Signor.

Durante a exposição teórica, que pautou-se nas reflexões kantianas sobre a arte, a escultura permaneceu envolta em tecido, a fim de gerar curiosidade e expectativa. Descoberta a escultura, puderam observá-la, compartilhar suas impressões, bem como afinar a compreensão sobre os traços específicos de uma atitude estética enquanto contemplação desinteressada. A atividade favoreceu o entendimento de conceitos abstratos, fornecendo também elementos que ajudam na compreensão das mais singelas experiências que temos com obras de arte.

Também, fizeram-se presentes no momento o professor de Filosofia, Eduardo Adirbal Rosa, e o professor da FAPAS responsável pela inserção de acadêmicos em escolas, Jerônimo José Brixner.

Acesso ao Portal do Aluno